Os blogs são um ótimo meio de comunicação que proporciona a interação.
Como ferramenta pedagógica, tem uma infinidade de utilidades na escola. Além de ser mais atrativo para os jovens, não exige um conhecimento tecnológico avançado para que cria e nem para que é usuário. Os professores das diversas disciplinas podem utilizá-lo como um novo ambiente de aprendizagem. O professor que fica fora deste contexto, pode ficar para trás.
Atividades variadas podem ser realizadas com o blog: divulgação de projetos escolares, produção de textos, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta."